
-
Arquitetos: Alventosa Morell Arquitectes
- Área: 2130 m²
- Ano: 2024
-
Fabricantes: Barnacork, Jaume Olivé Fusteria, METCOR

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa CG foi projetada para um casal que busca uma mudança de vida. Os clientes viviam anteriormente em uma casa grande e queriam construir um lar menor que fosse adequado para duas pessoas. Totalmente revestida em cortiça, a Casa CG se mistura com entorno, enquanto é termicamente eficiente e aproveita ao máximo um orçamento modesto.




Projetamos uma casa compacta com uma planta retangular e um telhado assimétrico. Isso nos permitiu ganhar metros quadrados para um espaço multifuncional a um custo mais baixo, aumentando a altura apenas em uma das metades da casa para acomodar um mezanino. No térreo, a cozinha, a sala de estar e a área de jantar estão agrupadas ao longo de um espaço aberto com janelas em três lados. Um quarto e um banheiro estão localizados em uma escala mais íntima abaixo do mezanino.

Parede finas de madeira no interior suavizam a estrutura de concreto e maximizam o espaço utilizável. Do lado de fora, a Casa CG se mistura com os tons da floresta ao redor, graças ao seu revestimento de cortiça, que também aumenta sua inércia térmica.














